terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Antecedentes da Codificação Espírita (Andrew Jackson Davis)

Andrew Jackson Davis (11 de agosto de 1826 - 13 de janeiro de 1910) Foi um clarividente norte-americano, previu o aparecimento do Espiritismo como doutrina e prática mediúnica em seu livro Princípios da Natureza.

Com detalhe, projetava-se facilmente para fora de seu corpo. Acompanhou, em projeção, o desencarne de uma pessoa. Profetizou, antes de 1856, o surgimento do automóvel, da máquina de escrever e do avião. Em 1847 previu a comunicação entre espíritos da Terra com os de Marte, Júpiter e Saturno. Previu, em 1847, o aparecimento do Espiritismo.

O papel representado por Jackson Davis é de grande importância, pois começou a preparar o terreno para os grandes acontecimentos da Terceira Revelação.

Em suas visões espirituais viu quase tudo o que Swedenborg descreveu sobre o plano espiritual (abramos aqui um parêntese para dizer que, por ocasião do seu transporte às montanhas de Catskill, identificou Galeno e Swedenborg como seus mentores espirituais).

Em seu caderno de notas, encontrou-se a seguinte passagem datada de 31 de março de 1848:

"Esta madrugada, um sopro quente passou pela minha face e ouvi uma voz, suave e forte, a dizer: irmão, um bom trabalho foi começado – olha! surgiu uma demonstração viva. Fiquei pensando o que queria dizer aquela mensagem."

Ao que parece, este aviso fazia menção aos fenômenos de Hydesville, pois foi exatamente nessa data, numa sexta-feira, que se estabeleceu o início da telegrafia espiritual, através da menina Kate Fox.

A despeito da reduzida cultura e físico mirrado, deixou mais de trinta livros incursionando por diversas áreas do conhecimento. Mediunizado expressava-se corretamente em outros idiomas e manifestava qualidades de “profeta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário