terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Lins de Vasconcelos

Arthur Lins de Vasconcelos Lopes
21/03/1952
"Contribuiu largamente para a expansão do Espiritismo no Brasil."

Em 21 de março de 1952, desencarnava na cidade de São Paulo, onde residia, o Dr. Arthur Lins de Vasconcellos Lopes, sendo o seu corpo sepultado, conforme seus desejos, no jardim do Sanatório "Bom Retiro", em Curitiba, cidade que muito amou.
Contribuiu largamente para a expansão do Espiritismo no Brasil.
Levantou e apoiou inúmeras obras de caridade e beneficência, nas quais até hoje lhe abençoam o nome, devendo-se-lhe o prédio onde se acha instalada a Federação Espírita Paraibana.
Desenvolveu obra de assistência social, sem paralelo no meio espírita nacional. Pacificador por excelência, padrão do verdadeiro homem de bem, tolerante em todos os sentidos, foi alçado à posição de líder pelos próprios espíritas brasileiros.
Tornou-se um dos que mais concorreram para a concretização do célebre "Pacto Áureo", em 5 de outubro de 1949, o qual efetivou a unificação tão ardentemente desejada pelo movimento espírita brasileiro. Sua existência foi um impressionante libelo contra a ociosidade e o desânimo.
Sua vida terrena teve início no dia 27 de março de 1891, na cidade de Teixeira, alto sertão da Paraíba do Norte. Era sertanejo. Conheceu nos primeiros anos da meninice as dificuldades dos que vivem afastados das grandes cidades, sem recursos.
Começou, assim, a lutar desde a infância, fortalecendo nos albores da vida o seu espírito empreendedor. Enquanto outras crianças brincavam, despreocupadas, ele limpava, à enxada, a plantação, ou roçava para a semeadura. Quando lhe sobrava tempo, aprendia a ler e a escrever.
Já rapazinho, veio a ser tropeiro, a demandar as serranias do sul do Estado. Moço feito, rumou para o Recife, onde exerceu atividade de caixeiro de casa comercial. Ali, porém, não ficou. Sentia-se atraído para as terras do sul do País, e é assim que se transfere para Curitiba, capital do Estado do Paraná, onde viveu longa parte de sua existência, e onde se entregou com todo o ardor ao estudo. Alistando-se no exército, foi servir no 3º Regimento de Infantaria (3º R.I.) sediado naquela Capital, formando no 18º Batalhão.
Em pouco tempo, pela sua dedicação e pelo seu esforço, alcançava o posto de sargento. Iniciou seus estudos superiores matriculando-se, em 1918, na Escola Superior de Agronomia de Curitiba, onde fez brilhantemente seu curso de engenheiro agrônomo. Se os que não precisam pensar nas despesas vultosas com estudos nem sempre fazem com facilidade a escalada do monte da sabedoria, imaginemos os que precisam pensar nos estudos e nos meios para custeá-los.
Outras vezes foi necessário gratificar outros camaradas de caserna, que não se preocupavam com os livros, para não perder as aulas da Faculdade. Mantendo desde moço uma independência religiosa, embora aceitando desde a infância a idéia da existência de Deus, Lins de Vasconcellos não se prendeu, nessa etapa da vida, a um conceito religioso definido...
Só um caminho poderia conduzi-lo à compreensão do porquê da vida, das desigualdades sociais, do desequilíbrio na organização humana, que provoca a desventura e a infelicidade dos seres; todas as indagações de seu espírito empreendedor seriam respondidas mais tarde, quando, pelas mãos carinhosas de Antonio Duarte Veloso – dedicado servidor da Causa Espírita -, conheceu as belezas incomparáveis da Doutrina Espírita, isto em 1912. Era a base segura que lhe faltava para suportar o gigantesco edifício de sua formação humanitária e altruística, ansiosa de ver a felicidade de todos os seus irmãos em Humanidade.
Em 1915, como secretário geral da Federação Espírita do Paraná, ele participava, com a alma em regozijo, da inauguração do Albergue Noturno daquela entidade, inauguração que contou com a presença do então Presidente do Estado, Sr. Carlos Cavalcanti de Albuquerque.
Em 1916, trabalhou ativamente no II Congresso Espírita Paranaense. Criada a "Revista do Espiritualismo", órgão da Sociedade Publicadora Kardecista do Paraná, Lins se tornou um dos seus diretores. Em seu último estágio em Curitiba, Lins de Vasconcellos fora elevado à posição de escrevente juramentado em certo tabelionato daquela cidade.
Exercia com probidade e competência suas funções, quando inesperadamente, se viu demitido. É que ele, na qualidade de presidente da Federação Espírita do Paraná, protestara contra ato inconstitucional do Governo do Estado, que doara terras para a instalação de dois bispados. O protesto de Lins de Vasconcellos foi secundado pelo do Prof. Dario Veloso, ilustre homem de letras e presidente do Instituto Néo-Pitagórico de Curitiba, bem como por outros livre-pensadores.
Lins de Vasconcellos sofre perseguição e muitos aborrecimentos, inclusive condenação judicial, mais tarde revogada pelo Tribunal. Embora desequilibrado em suas finanças, não caiu em desânimo. Possuído de alto tino comercial, lança-se ao comércio madeireiro. Começa a prosperar e a enriquecer.
Em 1930, resolve mudar-se para o Rio de Janeiro, e é nessa ocasião eleito presidente honorário da Federação Espírita do Paraná, pelos assinalados serviços a ela prestados. Os bens materiais multiplicam-se rapidamente em suas mãos.
Consolidada a sua posição social e financeira com a fundação da Companhia Pinheiro Indústria e Comércio, da qual era diretor-presidente, não tendo dali por diante maiores preocupações de ordem econômica, mercê de uma independência que conquistara com sua visão de industrial operoso, dedicou-se inteiramente ao Espiritismo, a este dando tudo que lhe foi possível dar. Sua cooperação humanitária, junto aos companheiros espíritas de vários Estados, foi multiforme: nos movimentos educativos da criança, no socorro às instituições de amparo à velhice e à infância abandonada, no empenho para a criação de Lares Infantis, Sanatórios, Hospitais, Ginásios, Creches, Institutos de Ensino, etc., tudo em benefício do indivíduo e da coletividade, num trabalho contínuo que durou até aos seus últimos dias de vida terrena.
"A maior glória de Lins" - escreveu um seu biógrafo – "é não ter sido ele corrompido pelo fascínio do ouro".
Cremos tenha sido a Federação Espírita do Paraná a primeira entidade a receber sua colaboração doutrinária e econômica. Quando na sua presidência, traçou um longo programa de realizações em todos os setores de atividade daquela Instituição Estadual, nela incluindo, então, o programa de ensino do Espiritismo às crianças, antevendo a necessidade de prepará-las, para que investidas, no futuro, nas organizações espíritas, pudessem produzir mais e melhor.
Por volta de 1938, em passeio a Curitiba e presente à reunião do Conselho da Federação Espírita do Paraná, Lins de Vasconcellos propôs-se entrar com apreciável soma de recursos para o reinicio das obras do atual Hospital Espírita de Psiquiatria “Bom Retiro”, tendo mantido sua colaboração econômica até a inauguração do mesmo. Participou ativamente da Coligação Nacional pró Estado Leigo, da qual foi presidente, dedicando-lhe todos os esforços para que a luta pela laicidade do Estado fosse uma batalha constante até à conquista da independência da nação na questão do campo religioso.
Em 1948, quando a "Gráfica Mundo Espírita" enfrentava uma crise seríssima, sua cooperação espontânea e sincera veio evitar o desaparecimento dela, e, assumindo a sua direção, enfrentou todas as dificuldades decorrentes de sua atitude salvadora. Imprimiu nova orientação doutrinária a "Mundo Espírita", periódico fundado em 1932, evitando que suas colunas servissem de veículo de idéias destruidoras e separativistas. Apesar dos grandes prejuízos causados pela publicação do jornal e de livros doutrinários, ele sustentou a luta e esteve à frente de "Mundo Espírita" até aos últimos momentos.
Esse jornal passou a ser o órgão noticioso e doutrinário da Federação Espírita do Paraná. Ainda em 1948 empenhou-se na realização do I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, apoiando a idéia do Deputado Campos Vergal, transformada em realidade pela atuação de Leopoldo Machado.
Foi uma de suas principais figuras, contribuindo, ainda, decisivamente na parte financeira. Por unanimidade, foi proclamado seu presidente de honra e, na sessão de instalação, na manhã do dia 18 de junho de 1948, proferiu discurso, fazendo a entrega simbólica do Congresso aos moços espíritas ali reunidos. Em fevereiro de 1949, fundou Lins de Vasconcellos a Ação Social Espírita – sonho maior de sua vida – instituição que se destinava ao trabalho social do Espiritismo em todos os seus aspectos e sob todas as formas. Graças ao seu espírito de colaboração e boa vontade, realizou-se a Primeira Festa Nacional do Livro Espírita, de 14 a 18 de abril de 1949.
Quando dos preparativos para a realização do II Congresso Espírita Pan-Americano, que se reuniu no Rio de Janeiro, no período de 3 a 12 de outubro de 1949, foi Lins de Vasconcellos chamado para participar da Comissão Organizadora, sendo-lhe entregue o cargo de Tesoureiro da Comissão, devendo-se ressaltar que da sua ação coordenadora e sensata deve-se o êxito alcançado por aquele certame.
A unificação da família espírita brasileira viria, mais cedo ou mais tarde, se essa era a vontade superior. Mas, talvez não viesse tão depressa, não fosse a ação e a atividade conciliatória e aproximativa de Lins de Vasconcellos. Ninguém, como ele, almejava reunir os seus irmãos em ideal para um trabalho em comum.
Esse foi sempre seu grande sonho. Vivia para concretizar esse desejo e os mentores espirituais fizeram-no o instrumento sensato e prudente para que essa aproximação se desse.
Em 5 de outubro de 1949 foi, talvez o dia mais feliz da sua vida. Foi o dia do "Pacto Áureo", o dia áureo da confraternização. Se nada mais houvesse feito em prol da Causa –e foram tantos os benefícios que prestou ao Espiritismo – sua ação para a união da família espírita brasileira, em torno da Casa de Ismael, lhe teria valido como uma certeza de que não fora vazia e inexpressiva sua vida no mundo.
Era ainda o Dr. Lins, no campo das atividades doutrinárias, representante da Federação Espírita do Paraná, no Conselho Federativo Nacional, membro efetivo da Assembléia Deliberativa da Federação Espírita Brasileira, vice-presidente da Liga Espírita do Estado da Guanabara, 1º Secretário da Sociedade de Medicina e Espiritismo do Rio de Janeiro e seu presidente de honra.
Não se pode dispensar a colaboração da mulher nas grandes Causas. Todos os grandes homens tiveram em suas vidas a influência da mulher.
Lins de Vasconcellos não foi uma exceção à regra. Nada realizava sem que ouvisse sua esposa. Fazia questão que em tudo aparecesse aquela que partilhava de sua vida e conhecia as suas aspirações e desejos. E a esposa dedicada que foi Dona Hercilia César de Vasconcellos Lopes retribuía-lhe essa justa consideração com o seu carinho e a sua afeição.
Compreendia ele o papel da mulher na reforma do mundo e, sempre que se lhe oferecia oportunidade, concitava os homens ao amparo e proteção à mulher e à criança. E a Companheira de longos anos de luta e realizações soube enfrentar o momento da partida do ente amado, demonstrando, na serenidade a resignação, que estava bem à altura do querido ausente.
Toda a família espírita sentiu o seu desaparecimento da vida física, em 21 de março de 1952, ficando a Seara do Senhor, no campo terreno, desfalcada de um de seus mais denodados e dedicados servidores.
Respeitáveis nomes do Espiritismo no Brasil teceram longos e justos elogios à obra do benfeitor e do homem de ação, ouvindo-se, ainda, a palavra do grande médium brasileiro, Francisco Cândido Xavier, nessa afirmativa: "Era ele uma coluna firme da doutrina em nosso País e um companheiro abnegado de nosso movimento de unificação". Mais tarde, a Federação Espírita do Paraná, que tantos benefícios recebeu de Lins de Vasconcellos, inclusive através de testamento, prestou-lhe significativa homenagem, dando-lhe o inesquecível nome ao educandário por ela criado – "Instituto Lins de Vasconcellos", - hoje, Colégio "Lins de Vasconcellos".
Para mais detalhes consultar o livro "Lins de Vasconcellos - o diplomata da unificação e o paladino do Estado leigo" de autoria de Ney Lobo, editado pela Federação Espírita do Paraná.

Linha do Tempo - Décadas 20 e 30

02/10/1920 Fundação do Centro Espírita União e Caridade, em Paraíba do Sul, RJ.
06/03/1921 O Grêmio Espírita "Nazareno" inicia a Evangelização para Infância, organizada por Vianna de Carvalho, Moreira Guimarães e Luiz de Oliveira.
28/04/1921 Materializa-se o Espírito Rachel Figner, em presença do pai, Frederico Figner, pela mediunidade de Anna Prado.
22/10/1922 Fundação do Lar Anália Franco, no Rio de Janeiro, RJ, sendo fundador e primeiro Presidente Francisco Antônio Bastos.
23/04/1923 Desencarna a médium Anna Prado. O escritor espírita Raymundo Nogueira de Faria, no seu livro “O Trabalho dos Mortos”, editado pela FEB, detalha os fenômenos de efeitos físicos nos quais Anna Prado era o agente mediúnico.
01/10/1923 Fundada em Buenos Aires, a revista La Idea.
10/11/1923 Nascimento do médium João Nunes Maia.
14/07/1924 Desencarne de Gustav Geley; fundou o Instituto Metapsíquico Internacional..
15/02/1925 Cairbar Schutel lança a “Revista Internacional de Espiritismo”.
15/05/1925 Realiza-se em Lisboa o 1o. Congresso Espírita Português.
03/06/1925 Desencarne de Camille Flammarion, astrônomo famoso em sua época, espírita, colaborador de Kardec, tendo pronunciado emocionante discurso fúnebre junto à tumba do Mestre. A Federação Espírita Brasileira publica algumas de suas obras, entre as quais, Deus na Natureza.
09/07/1925 Desencarne de Aristides de Souza Spínola, que ocupou a presidência da Federação Espírita Brasileira.
19/07/1925 É fundado do Rio de Janeiro o Grupo Espírita Vicente de Paulo, hoje, com sede própria na Rua Nossa Senhora das Graças, 364 no bairro de Ramos.
15/02/1926 Desencarna Gabriel Delanne. A Federação Espírita Brasileira publica seus livros que abordam o aspecto científico da Doutrina: “A Alma é Imortal”, “O Espiritismo Perante a Ciência”, “A Evolução Anímica”, “O Fenômeno Espírita”, “A Reencarnação”.
07/04/1926 Apresentado no Senado dos Estados Unidos, um projeto de lei de autoria do senador James L. Whitley, dando aos médiuns o direito de exercerem livremente os seus dons mediúnicos.
29/07/1926 Fundação do Centro Espírita "Francisco de Jesus Vernetti", em Pelotas, RS.
31/08/1926 Fundada em Lisboa Portugal a federação Espírita Portuguesa.
16/09/1926 Fundação do Centro Espírita de Caridade Maria Eterna, em Nilópolis, RJ.
25/09/1926 Tem início o 1o. Congresso Brasileiro de Homeopatia, sob a presidência do Dr. Dias da Cruz.
25/09/1926 O Dr. Dias da Cruz preside o 1o. Congresso Brasileiro de Homeopatia.
13/10/1926 Desencarne de Miguel Viana de Carvalho, militar e grande tribuno espírita.
17/02/1927 Desencarna o grande mestre João Henrique Pestalozzi. Allan Kardec foi seu discípulo.
02/03/1927 Surge a revista “Light”, publicada pela Aliança Espírita de Londres.
12/04/1927 Desencarna o “Filósofo da Doutrina Espírita”, o francês Leon Denis. A Federação Espírita Brasileira publica várias de suas obras, entre as quais: “Depois da Morte”; “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”; “Cristianismo e Espiritismo”; “No Invisível”; “O Porquê da Vida”; “O Grande
05/05/1927 Nasce em Feira de Santana, Bahia, Divaldo Pereira Franco. Fundador da Mansão do Caminho, médium psicógrafo e tribuno, com mais de cem livros publicados, que garantem suas obras assistenciais.
26/02/1928 Desencarna Henri Sausse, biógrafo de Allan Kardec.
09/05/1928 Desencarna um dos fundadores da FEB, Léo Quádrio.
25/07/1928 Nascimento do médium, orador e escritor espírita Newton Boechat. Escreveu, entre outros, o livro “O Espinho da Insatisfação”.
12/02/1929 Desencarna o pesquisador da mediunidade de efeitos físicos, Albert von Scherenck-Notzing.
19/05/1929 É fundado o Centro Espírita Terezinha de Jesus, tendo como um dos seus fundadores o Senhor Sebastião Borges, médium receitista.
27/02/1930 R. Lambert traduziu para o alemão as obras de Charles Richet e publicou o resultado de suas experiências com o médium clarividente Fred Marion, de Stuttgart, Alemanha.
07/07/1930 Desencarne de Arthur Conan Doyle, criador do famoso detetive Sherlock Holmes. Adepto do Espiritismo, Conan Doyle escreveu “A História do Espiritismo”.
14/08/1930 Realizado o 1o. Congresso Espírita da Bélgica.
30/09/1930 Fundação da Federação Espírita do Estado do Maranhão, em São Luiz, MA.
05/11/1930 É fundada a Federação Espírita Sergipana.
13/04/1931 Desencarna o fundador do Instituto Metapsíquico Internacional, Jean Louis Mayer.
04/04/1932 Publicado o primeiro número do jornal Mundo Espírita, no Rio de Janeiro - RJ, sob direção de Henrique Andrade, jornal depois transferido para a Federação Espírita do Paraná.
06/07/1932 Aparece a primeira edição do livro “Parnaso de Além Túmulo”, pela mediunidade de Chico Xavier.
24/02/1934 Realiza-se expressiva manifestação da "Coligação Nacional Pró-Estado Leigo", coordenada pelo Dr. Lins de Vasconcelos, pela liberdade de Culto do Brasil.
07/05/1934 Pelo Decreto-Lei 4.765, a Federação Espírita Brasileira é considerada de utilidade pública.
23/09/1934 Fundação da Cruzada Espírita Discípulos de Allan Kardec, em Duque de Caxias, RJ.
05/12/1934 Desencarna Humberto de Campos Veras, no Rio de Janeiro-RJ, escritor e deputado estadual, membro da Academia Brasileira de Letras (1920), tendo ditado vários livros como Espírito através do médium Chico Xavier.
04/12/1935 Desencarna o cientista e pesquisador dos fenômenos espíritas Charles Robert Richet, Prêmio Nobel de Medicina e de Fisiologia, no ano de 1913, pai da Metapsíquica, defensor do Espiritismo
08/02/1936 Desencarna em 1936 o Sr. Manoel Porteiro, colaborador do movimento espírita na América do Sul.
12/07/1936 É fundada nesta data a Federação Espírita do Estado de São Paulo.
19/08/1936 Lançado o primeiro programa espírita radiofônico do Brasil, por Caibar Schutel, em Araraquara SP.
04/11/1936 Fundação do Centro Espírita "Reencarnação", na Colônia de Marituba, Belém, PA.
12/11/1936 Abertura do 9º Congresso Brasileiro de Esperanto, de 12 a 17, com a participação de Ismael Gomes Braga e Carlos Imbassahy.
12/01/1937 Fundação da Instituição Social Olímpia Belém, no Rio de Janeiro, RJ, de amparo a meninas órfãs.
07/03/1937 Fundação dda Aliança Espírita de Propaganda e Caridade, em São Paulo, SP, tendo como fundadores Sebastião Moggi da Fonseca e Luiz Gomes da Silva.
30/09/1937 Desencarne do Dr. Dias da Cruz, médico homeopata, presidente da Federação Espírita Brasileira.
27/10/1937 Numa ação arbitrária da policia, sem qualquer justificativa, a FEB é fechada por um período de 3 dias.
30/01/1938 Desencarna Cairbar de Souza Schutel. Fundador do jornal “O Clarim” e da “Revista Internacional de Espiritismo”.
08/03/1938 Desencarna Sebastião Paraná de Sá, fundador da Federação Espírita do Estado do Paraná.
08/07/1938 A revista norte-americana "The Two Worlds" publica mensagem de Caírbar Schutel, através da médium inglesa Mary Wood, com recado fraterno ao seu amigo português Frederico Duarte.
11/10/1938 Ruth Sant'Anna funda o Grupo da Fraternidade Irmão Lázaro, no Rio de Janeiro, RJ.
05/03/1939 Fundação do Centro Espírita Bezerra de Menezes, no Rio de Janeiro, RJ, tendo como fundador e 1º Presidente o Prof. Arnaldo Claro de S. Thiago.
25/03/1939 Desencarna José Petitinga ( José Florentino de Sena ), fundador da União Espírita da Bahia.
06/05/1939 Inaugurada a nova sede da "Union Spirite Francaise", em Tours, França.
15/11/1939 Tem início o 1o. Congresso Brasileiro de Jornalistas Espíritas no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário